A saída de estudos ao costão da Praia da Joaquina teve como objetivo
permitir a visualização dos diques de Diabásio, testemunhos da tectônica de
placas, em períodos em que a América do Sul se separava da África.
A formação da América do Sul foi marcada pela separação das placas
tectônicas sul-americana e africana. O movimento das placas criam fissuras na
crosta terrestre que são preenchidas pelo magma vindo do interior da Terra, e
isso é bastante visível nas rochas do costão da Praia da Joaquina.
Além disso, a saída de estudos realizou uma pequena parada no mirante do
Morro da Barra da Lagoa, onde foi possível visualizar rochas graníticas em
estágio bastante avançado de intemperismo. O que permite compreender a dinâmica
geológica das rochas e da formação do solo.
Nosso roteiro passou pelos seguintes bairros e
localidades: Ingleses, Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Praia Mole, Retiro da
Lagoa, Joaquina, Retiro da Lagoa, Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho e
Ingleses.
Pontos de Parada
1 – Mirante do Morro da Barra da Lagoa.
2 – Costão da Praia da Joaquina.
A saída de estudo será avaliada por meio de um
relatório que deve ser apresentado até a terça-feira, dia 17/09/2013, contendo
a descrição sobre os locais visitados, o que foi observado e as
informações apresentadas pelo professor durante a saída de estudos.
19 comentários:
Kennedy de O.
Turma 82
Geografia
Redação do Passeio a
praia Joaquina.
Neste passeio nos visitamos a praia da Joaquina, onde o professor nos levou a vários pontos da praia e nos mostrou fatos que aconteceram lá.
Como por exemplo, o lugar onde em algum momento foi o continente africano, nos mostrou também as rochas que foram feitas pela lava vulcânica e nos mostrou q ao longo do tempo as rochas começam a se desfragmentar.
Eu consegui entender que as placas tectônicas influenciam na formação dos continentes, e q o mundo nunca para de sofrer mudanças, tanto de clima como de todos outros gêneros.
nós visitamos a Praia da Joaquina onde vizualisamos varias rochas de diferentes tamanhos e numeros que por anos e meses sofreram mudanças tanto pelo afastamento dos continentes tanto pela lava fuvacanica e tambem pór lavas vucanicas tambem fomos e diferente pontos da praia onde vimos varias rochas defragradas pelo tempo !
Bruno Laureano
82
Nessa saída de estudos nós visitamos a praia da joaquina , aonde o professor nos apresentou vários fatos importantes que aconteceram.
Como pedras antigas separadas ao meio pelas placas tectônicas ,e também pedras se despedaçando pela lava vulcânica.
Eu também conseguir entender como o Brasil se afastou da África pelo meio das placa tectônicas.
Bruno Laureano
82
Nessa saída de estudos nós visitamos a praia da joaquina , aonde o professor nos apresentou vários fatos importantes que aconteceram.
Como pedras antigas separadas ao meio pelas placas tectônicas ,e também pedras se despedaçando pela lava vulcânica.
Eu também conseguir entender como o Brasil se afastou da África pelo meio das placa tectônicas.
Eu também consegui entender que as placas tectônicas tem grande influencia na formação dos continentes.
Rayani da Paz R. T.82
A saída de estudos nos mostrou rochas que em um dia estiveram juntas com um outro continente, é ao se separarem deixaram rachaduras que foram preenchidas pelo magma. Isto aconteceu pelo movimentos das placas tectônicas que ainda estão em movimento, se afastando cada vez mais.
Anapaula.82/ Nessa saída de estudos eu aprendi que ao passar do tempo as rochas vão se modificando,e sofrendo mudanças.E isso aconteçe pelo movimento das placas tectônicas,por isso a tantos transtornos no clima.
Marcela G. Martins. T:82
Na saída de estudos de Geografia na praia da Joaquina, o professor explicou que Florianópolis já foi um arquipélago, assim como Fernando de Noronha. A ilha se formou por causa do mar que trouxe areia e acabou juntando a ilha.
Depois vimos uma rocha que antes era magma e foi se resfriando entre duas outras rochas, isso foi por causa de uma erupção de um vulcão.
Também observamos uma rocha que era do tempo quando o Brasil e a Africa eram juntos, como um único continente. Além do intemperismo das rochas ao passar do tempo.
Oooi,entao fomos ate a praia da JOaquina haha,aonde o professor mostrou e comentou sobre os fatos que já aconteceram por la...Visualizamos varias rochas de diferentes tamanhos e numeros que por anos e mesês sofreram mudanças pelo afastamento dos continentes etc.. Bom foi tri legal,perdeu quem nao foi hahahahaha beijos Jade Linhares da turma 82 *----*
Maiara Santos turma:82
Nessa saída de estudos na praia da joaquina,aonde o professor nos apresentou varias rochas de diferentes tamanhos e numeros que por anos e meses sofreram mudanças tanto pelo afastamento dos continentes...E isso acontece pelo movimento das placas tectônicas,por isso a tantos transtornos no clima.
Michele Scheidemantel turma: 81
Na Saida de estudo que tivemos para praia da Joaquina vimos que o magma se juntava com as rochas em estado líquido e depois se resfriava e ficava em estado solido, vimos também que algumas rochas tinham algumas marcas de ferrugem e que as rochas davam a volta na praia e que com o tempo ela foi se desgastando por causa das placas tectônicas e foram virando solo ...
Macauly 81
nessa saída de estudos fomos a praia da joaquina onde ah rochas do tempo em q o continente americano se separava do africano e com a abertura da crosta veio o magma preenchendo e quando resfriado formava novas rochas.
Richard Bittencourt Mezzomo
Turma:81
Na saída de estudos a praia da Joaquina nos paramos no mirante do morro da Barra da Lagoa aonde o professor mostrou tipos de rochas e explicou oque acontece com a rocha ao passar do tempo.Depois a gente foi ao costão da praia da Joaquina aonde o professor explicou como as rochas são formadas e oque aconteceu com elas quando os continentes se separaram.
explicou tambem sobre o magma que emerge se resfria e forma novas rochas.
NOME:Bruno Felipe
TURMA:81
1) No inicio do passeio paramos no mirante da Barra da Lagoa onde vimos roxas em estado de intemperismo, depois passamos um bom tempo no Costão da Praia da Joaquina vendo as roxas que foram testemunhas da separação tectônica da América do Sul com a Africa. O professor nos mostrou roxas que foram formadas por magma depois de ocorrer a seperação tectônica
Nessa saida de estudos fomos a praia da Joaquina, onde o professor nos explicou, e mostrou como foram formadas as rochas da região. No inicio do passeio passamos no mirante da Barra da lagoa, aonde vimos rochas desgastadas, se quebrando em pequenas pedrinhas, pelo desgaste do tempo. E no canto da praia da Joaquina, nos vimos as rochas que foram formadas pelo magma, quando a America estava se separando da Africa, aonde o professor nos explicou tudo direito.
Karoline Gasparini turma:81
Na saída de estudos nós visitamos o mirante e a Praia da Joaquina, no Mirante observamos como as pedras já estavam se desmanchando, na Praia da Joaquina o professor nos explicou como foi formada todas aquelas pedras que tem lá, explicando que foi por causa da lava vulcânica , e que a pedra exposta ao Sol pode sofrer alterações muitas vezes não vistas mais com o longo do tempo, acabam fazendo com que as pedras se desmanchem . Explicou qual é a diferença das pedras, e nos mostrando elas .
Jonatas Garcia. turma: 81.
nessa saída de estudos a primeira parada foi no mirante do morro da barra da lagoa, lá nos paramos para ver o q acontece com as rochas ao passar dos anos, logo em seguida nós seguimos para o Costão da Praia da Joaquina,onde lá dava para ver as fissuras na crosta terrestre preenchidas pelo magma que vinha do interior da terra, o professor também comentou sobre a formação do solo.
Nessa saída de estudos nos permitiu mais do q tudo, compreender a dinâmica das rochas, formação do solo e a separação das placas tectônicas.
Resumo do passeio a praia da Joaquina:
Após todos alunos se reunirem na escola, fomos com uma Van Escolar até o mirante da Barra da Lagoa. Lá o professor de Geografia Willian nos falou sobre um tipo de rocha que estava se esfarelando com o passar dos anos. Após isso chegamos na praia da Joaquina, onde nós nos separamos em dois grupos para ficar mais fácil a explicação. Existiam naquele local dois tipos de rocha, onde uma era da mesma espécie da que vimos anteriormente no mirante, e a outra era uma espécie de lava(Magma) derretido e depois resfriado formando uma espécie de rocha.
Eu entendi que as placas tectônicas tem uma influência fundamental nas separações dos continentes, e que o nosso planeta nunca irá parar de ter mudanças. Exemplo é os continente Africano e o nosso continente, o Americano. Há muitos anos atrás eles eram grudados, dá até para perceber pelo seus formatos e dá para ver claramente que o continente Africano encaixa com perfeição ao leste da região Sul do continente Americano. E foi isso que eu entendi, a cada minuto ocorre uma mudança em nosso planeta, são coisas pequenas que fazem uma grande diferença.
Facil facil! o que acontece
é que em certas áreas da praia agente conseguiu ver que as placas tectônicas elas separaram agente do continente africano daí por isso em algumas partes da praia as pedras são de outra cor como vermelho
além que com isso responde a questão
SIM o continente americano é africano eram juntos! mais a relação não durou muito tempo acabou em divorcio... brincadeira
na verdade as placas tectônicas se chocaram aos milhões de anos é separaram a africa da America
NOME:Bruno Felipe
TURMA:81
Nesta saída de campo fomos para a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, e observamos que essa fortaleza era a 2 menor onde aviam mais 2 em formato triangular em volta da baia como estrategia para impedir as possíveis invasão pois na época la era um dos melhores pontos de abastecimento não só por ser um lugar estrategico mas tembém por suas riquesas águas calmas e belezas um dos fatores que fizeram com que os portugueses lutassem para dominar o local e criar uma pequena colonia de povoamento, descobrimos como eram suas vestimentas oficiais e vimos pouco da arquitetura da época, aprendi um pouco sobre seus costumes e culturas e como eles viviam.
Postar um comentário